martes, 12 de abril de 2011

Dias da Semana

História dos Dias da Semana em diversos idiomas
Os dias da semana em Hebraico – Fonte Wikipedia”
Em Israel, o tradicional calendário Hebraico, utilizado desde a época datada da criação, é o calendário oficial. Todavia, o calendário Gregoriano é de fato o calendário comumente usado. Documentos governamentais mostram as duas datas.
O começo do ano 1 do calendário Hebraico ocorreu no outono de 3761 AC. Portanto, “Rosh Hashanah, o ano novo Judeu, em Setembro de 2007 marcou a transição de 5767 para 5768”.
O calendário hebraico segue um ciclo semanal de 7 dias. Os nomes dos dias da semana são simplesmente um número seqüencial do dia dentro da semana. “Em hebraico esses nomes podem ser abreviados utilizando o valor numérico das letras (o idioma Hebraico não tem número e as letras representam os números), por exemplo,” יום א׳ (Dia 1, ou
Yom Rishon (Hebrew: יום ראשון):
Yom Rishon (יום ראשון), abr. יום א׳ = “primeiro dia" = Domingo.
Yom Sheni (יום שני), abr. יום ב׳ = "segundo dia" = Segunda-feira.
Yom Shlishi (יום שלישי), abr. יום ג׳ = “terceiro dia" = Terça-feira.
Yom Reviʻi (יום רבעי), abr. יום ד׳ = “quarto dia" = Quarta-feira.
Yom Ḥamishi (יום חמישי), abr. יום ה׳ = “quinto dia" = Quinta-feira.
Yom Shishi (יום ששי), abr. יום ו׳ = "sexto dia" = Sexta-feira.
Yom Shabbat (יום שבת ou mais comummente שבת - Shabbat), abr. יום ש׳ = “Dia do Sabbath (Dia de descanso)" = Sábado.
O nome dos dias da semana é baseado nos sete dias mencionados na história da criação. Por exemplo, Gen 1:5 "... E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.” “dia primeiro também traduzido como primeiro dia”. Da mesma maneira seguem os outros dias, Gen 1:8, Gen 1:13, Gen 1:19, Gen 1:23, Gen 1:31 e Gen 2.2.
Os dias da semana em outros idiomas
Uma teoria viável e geralmente aceita como correta estabelece uma correlação entre os dias da semana e os sete "planetas" (astrológicos) conhecidos na antiguidade: a Lua, Mercúrio, Vénus, Sol, Marte, Júpiter, e Saturno.